terça-feira, 5 de agosto de 2014

Definição TIC



Primeiramente acho válido expor a definição da famosa TIC, pois tenho falado muito sobre os avanços tecnológicos e sua importância na aprendizagem. As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.
Na atualidade, o professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. 
Vale ressaltar que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, e sim um mediador, ou seja, baseado na teoria de Piaget, na construção colaborativa do conhecimento.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Redes Sociais nas Escolas




Hoje em dia,a realidade das pessoas está cada dia mais lincada com a revolução tecnológica na qual estamos inseridos, e os alunos também participam ativamente desse movimento. Porém, ainda existem muitas dúvidas quando se falam em inserir essa tecnologia no currículo pedagógico das escolas. 

Na minha opinião, as Escolas precisam encontrar seu real papel na sociedade em transformação, aplicando rapidamente esse novo formato de organização.

Com a inclusão das redes sociais é possível fazer diversas atividades que desperte interesse nos alunos, como por exemplo, criar grupos de estudo , disponibilizando conteúdos extra para os alunos, promovendo discussões sobre os mesmos, criar um chat para tirar duvidas , entre outros.

O mundo se globalizou, as tecnologias circundam os alunos fora da Escola, tornando-os super consumidores de informações. Eles estudam ao mesmo tempo em que ouvem música, teclam nos celulares, visualizam suas páginas no FACEBOOK, e conversam no skype. O papel da Escola é ensinar os alunos a utilizar todas essas tecnologias da maneira mais saudável possível.
Meu voto é a favor da inclusão tecnológica nas escolas. E vocês??